Blog


Comida chilena versus comida brasileira


Uma das formas mais divertidas e saborosas de se conhecer um país e sua cultura é por meio da gastronomia local. O Chile tem diversos pratos típicos, únicos e singulares da sua culinária. No entanto, alguns deles têm semelhanças com pratos que os brasileiros conhecem bem.

A seguir fizemos um comparativo entre os principais pratos típicos chilenos e alguns pratos da culinária brasileira. Confira na lista quais você já experimentou e dê sua opinião.

Pastel de choclo x polenta com frango

O pastel de choclo é incomparável para os chilenos, é preparado como um tipo de “escondidinho”, a massa com base de grão de milho é recheada com pedaços de frango e carne moída, ervas e azeitonas pretas. Apesar da apresentação parecida com o nosso escondidinho, o pastel de choclo tem um sabor mais parecido com a típica polenta com frango.

Leche asada x pudim de leite condensado

Existe uma certa discordância sobre qual dessas sobremesas é a mais saborosa. As receitas são muito semelhantes, uma das principais diferenças é que o leite do prato chileno é aromatizado com canela e/ou raspas de limão ou laranja. Outra grande diferença é que a leche não leva leite condensado, o que deixa a sobremesa menos doce.

Pebre x vinagrete

O molho acompanha boa parte dos pratos no Chile, feito com azeite, sal, tomate, coentro, cebola ou cebolinha picados. É bem parecido com o vinagrete, exceto pelo fato de não levar vinagre, mas sim, molho de pimenta ou pimenta verde picada.

Completo italiano x cachorro-quente

Ambas receitas não são originárias nem do Chile nem do Brasil, mas já receberam versões particulares e fazem parte do dia a dia gastronômico dos dois países. O completo italiano tem o mesmo preparado do cachorro-quente brasileiro, mas os ingredientes adicionais podem ser bem diferenciados como: pasta de abacate, chucrute, queijo derretido, molho de pimenta, cebola, bacon, carne moída, entre outros.

Bônus: Pisco sour x Caipirinha

Estamos falando de pratos, mas não poderíamos esquecer de comentar sobre o pisco sour, apresentado aos brasileiros como a “caipirinha chilena”. A base da bebida chilena é o pisco, uma água ardente obtida da destilação da uva, depois acrescenta-se suco de limão, açúcar, clara de ovo e, em alguns lugares, pimenta. Alguém se arrisca?

Gostou da lista? Eleja seus preferidos entre a culinária chilena e a brasileira!

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Share on TumblrShare on LinkedIn0Share on Reddit0

Comentários


Sousas Tour Operadora de Turismo © 2017 – Todos os direitos. Zona Central do Chile