Blog


Lista de chilenismos, o que um chileno quer dizer quando diz…


O espanhol chileno se diferencia do resto do mundo por sua dependência por chilenismos, que são parte importante da cultura do país. Os chilenismos são considerados mais como regionalismos do que “gírias”, pois são utilizados mesmo em ambientes mais formais. Por isso, se você vai viajar para o Chile é importante se familiarizar com os principais chilenismos para entender o que um chileno quer dizer quando diz:

Po

É frequentemente usada, mas não tem absolutamente nenhum significado. É uma expressão usada, geralmente, no final das frases para dar ênfase ao que se fala. “¿Vas a ir en la fiesta? Si po!”

Weon

Amplamente utilizado, dependendo da situação como pronome, verbo, adjetivo ou artigo. Tem dois significados bem distintos. Pode ser “idiota”, como um insulto bem forte ou pode ser uma forma carinhosa de dizer “amigo” ou “cara”, sendo “weon” masculino e “weona” feminino, mas cuidado, um homem nunca deve usar o termo para chamar uma mulher, pois é extremamente rude.

¿Cachai?

Significa “você entendeu?”, “sacou?”, é muito utilizado pelos chilenos no final das frases. “Necesitamos salir exatamente en horario estimado: 3 en la tarde ¿cachai?”

Bakan ou bacán

Utilizado para expressar uma surpresa agradável, algo como “bacana”, “legal” ou “impressionante”. Também é comum ouvir “super bakan!”, quando algo é realmente “bakan”.

Pololo ou Polola

São termos específicos para “namorado” ou “namorada”. No Chile quando se usa os termos “noivo” e “noiva” queremos dizer o mesmo que no Brasil, um casal que está prestes a se casar.

Fome

Utilizado para descrever algo chato, entediante, sem graça ou que não funciona. “Pasar el viernes en casa, que cosa más fome!”

Confira outros termos que você pode utilizar em seus passeios pelo Chile:

Carrete – festa

Carretear – festejar

Chela – cerveja

Copete – drinque alcoólico

Al seco – beber em um só gole

Al tiro – imediatamente

Plata – dinheiro

Porfa – por favor

Vale/ya – ok

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Share on TumblrShare on LinkedIn0Share on Reddit0

Comentários


Sousas Tour Operadora de Turismo © 2017 – Todos os direitos. Zona Central do Chile