Blog


Os direitos das mulheres no Chile


Assim como em outros países, especialmente os da América Latina, os direitos das mulheres têm ganhado força no Chile. Na última década as mulheres têm obtido cada vez mais representatividade e conquistado cargos de alto escalão no mercado chileno.

Política
As chilenas conquistaram o direito ao voto em 1934, dois anos após as brasileiras. Em 2006, Michelle Bachelet, foi a primeira mulher eleita presidente do país. Em 2010, Bachelet foi nomeada a primeira Subsecretária-Geral para a ONU Mulheres, agência das Nações Unidas em defesa da igualdade de gênero.

Aborto
No Chile, até 1989, o aborto era permitido nos casos de risco de vida da mãe ou inviabilidade do feto. Mas antes de deixar o poder, Augusto Pinochet proibiu e criminalizou a medida. Após longos debates, em março de 2016, a Câmara dos Deputados do Chile aprovou o aborto em casos de inviabilidade do feto, risco de vida da mãe e estupro.

Segurança
Apesar de o delito de feminicídio ter sido tipificado em 2010, com maiores penas de acordo com agravantes, as leis de proteção às mulheres chilenas ainda são insuficientes. Só se enquadram como feminicídios crimes cometidos por companheiros e ex-companheiros ou pelo pai de um filho da vítima. Ou seja, namorados ou os que não tinham nenhum vínculo com as vítimas não se enquadram, fazendo com que os crimes contra a mulher não sejam punidos como se deve e que sua contabilização não seja feita corretamente.

Família e trabalho
Quando se trata de hierarquia familiar, o Chile está entre os 29 países do mundo que não permitem que a mulher seja designada como “chefe de família”. Como no Brasil, as mulheres grávidas têm estabilidade no emprego e, ao dar a luz, têm direito a uma licença de seis meses. A lei estabelece que serviços de creche devem ser financiados pelos empregadores em empresas com o mínimo de 20 trabalhadoras e o benefício se estende até que a criança complete dois anos de idade.

Mesmo que o avanço venha a passos lentos, cada dia mais chilenos, mulheres e homens, entendem a importância e aderem a luta pelos direitos das mulheres.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Share on TumblrShare on LinkedIn0Share on Reddit0

Comentários


Sousas Tour Operadora de Turismo © 2017 – Todos os direitos. Zona Central do Chile