Blog


Quem foi Gabriela Mistral?


Quando falamos em literatura chilena, geralmente, o primeiro nome que vem à mente é Pablo Neruda. No entanto, para os chilenos, Gabriela Mistral é um dos destaques do país, sendo a primeira pessoa a receber um Prêmio Nobel na América do Sul, em 1945.

Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga nasceu em Vicuña, em 7 de abril de 1889. Sob o pseudônimo de Gabriela Mistral, ela atuaou como poetisa, educadora, diplomata e feminista.

Em 1904, Lucila começou a trabalhar como professora em uma escola primária e secundária. Dez anos mais tarde, ganhou os Juegos Florales de Santiago como Gabriela Mistral e seus Sonetos de La muerte. O nome foi escolhido como uma forma de homenagem a Gabriele D’Annunzio e Frédéric Mistral, seus poetas prediletos. Seu poemas tinham foco no amor, tanto romântico, quanto materno e pelo próximo. Seu estilo e poesia foram muito influenciados pelo suicídio de seu noivo, em 1907. Após a premiação, Gabriela começou a ficar conhecida em toda a América Latina.

A partir de então, abandonou o cargo de professora para dedicar-se a outras funções diplomáticas. Atuou nos planos de reforma educacional do México a convite do Ministério da Educação do país e como cônsul do Chile em Nápoles, Madrid e Lisboa.
Gabriela recebeu a notícia de que foi agraciada com o Prêmio Nobel de Literatura de 1945 quando estava morando na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, atuando como membro do corpo diplomático chileno.

A história da poetisa tem tanto significado na cultura chilena que em 1972, o espaço que sediou a terceira conferência da UNCTAD foi nomeado como Centro Cultural Metropolitano Gabriela Mistral. O espaço se tornou um ponto de encontro social, artístico e cultural no coração de Santiago e permaneceu assim até 1973. O edifício foi restaurado e em 2010 passou a chamar-se: Centro Cultural Gabriela Mistral, ou mais popularmente conhecido como GAM.

Gabriela Mistral morreu no dia 10 de janeiro de 1957 e suas obras são até hoje muito inspiradoras.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Share on TumblrShare on LinkedIn0Share on Reddit0

Comentários


Sousas Tour Operadora de Turismo © 2015 – Todos os direitos. Zona Central do Chile

Desenvolvido por Maria Zeferina