Blog


Vulcões, deserto e geleiras – a geografia do Chile


A geografia do Chile é única, distinta e surpreendente. O país tem mais de 4 mil km de extensão no sentido norte-sul e apenas 200 km no sentido Leste-Oeste. No mapa, seu desenho se parece com uma longa e estreita faixa de terra. Graças a esse desenho territorial, o Chile conta com diferentes climas, fauna e flora diferenciados e abriga cenários distintos, que podem ser visitados com apenas algumas horas de distância. No mesmo dia você pode esquiar em montanhas nevadas e depois passear nas praias banhadas pelo Oceano Pacífico.

Riquezas

O Chile tem mais de 6400 km de costa. Ao norte, está o Atacama, o deserto mais árido do mundo e ao extremo sul, temos a gélida e selvagem Patagônia Chilena. A Cordilheira dos Andes, que acompanha toda a extensão da fronteira com a Argentina, funciona como uma barreira natural contra pragas nocivas, o que garante um solo mais fértil e melhores condições para plantio.

O cobre é uma das riquezas naturais do país, com aproximadamente 38% das jazidas do mundo, o Chile ocupa a liderança mundial na produção desse minério.

Fauna e flora

Diante da variedade de cenários e variações climáticas, a fauna e a flora do país se tornaram muito ricas em diversidade. Ao norte, o clima seco é propício para os arbustos e cactos, no centro o clima mais úmido reflete em uma vegetação mais densa, chegando às araucárias ao sul e outras plantas na parte mais gelada do território.

No território austral do Chile, podemos avistar baleias, pinguins, leões marinhos e focas. Já ao norte, diversos mamíferos como exóticos são encontrados, como os camelídeos guanaco e viunha e os cervídeos huemul e o pudú.

Atividade vulcânica

A região montanhosa, composta por vulcões em atividade e extintos, é atingida frequentemente por abalos sísmicos. Na capital Santiago, os tremores são sentidos geralmente com pouco intensidade, uma vez que a cidade foi adaptada para obter o menor impacto possível. Graças à atividade vulcânica e geotérmica, o Chile conta com cerca de 270 nascentes de águas quentes, as famosas piscinas de águas termais.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Share on TumblrShare on LinkedIn0Share on Reddit0

Comentários


Sousas Tour Operadora de Turismo © 2017 – Todos os direitos. Zona Central do Chile