Blog

Pomaire o paraíso do artesanato chileno

A aproximadamente 50 minutos de Santiago, o pequeno povoado de Pomaire reserva toda a beleza e riqueza de seu artesanato típico.

O artesanato em greda, uma tipo de argila de cor café, é uma tradição herdada dos indígenas diaguitas, posteriormente aperfeiçoada pelos povo inca e presente na história do local desde sua fundação em 1771.

Nas principais ruas de Pomaire, San Antonio e Roberto Bravo, onde se concentra a maior parte das lojas e restaurantes, inúmeros artefatos em greda enfeitam o interior das casas de arquitetura rústica que convidam os visitantes a comprar alguns “regalos”, como os famosos ‘porquinhos’, potes, travessas, vasos, e tantos outros, todos carregados de história.

Mas Pomaire não é só referência nacional no artesanato em argila, o vilarejo também encanta com seus pratos típicos. A culinária local inclui pastel de choclo, pernil, arrolados e cazuelas (um ensopado com verduras, arroz e carne), arrolados (carne de porco enrolada e fervida numa panela). Mas o prato imperdível da região enche os olhos e o estômago: as famosas “empanadas de meio quilo”. Registradas no Guinness Book em 1995, como as maiores empanadas do mundo, o prato é cuidadosamente preenchido com meio-quilo de recheado, entre as opções de frango ou carne, cebola, ovo e uvas passas. Vale a pena experimentar.

Depois de deliciar-se com a comida de Pomaire, os visitantes ainda podem aproveitar para descansar na praça da cidade, uma atividade comum entre os habitantes é esticar uma toalha na grama e fazer um piquenique apreciando o sol escapando pela tarde.
Com todo esse charme, Pomaire com certeza lhe presenteará com belos itens de artesanato e lembranças inesquecíveis.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someone

Instagram

Trip advisor