Tanto quanto no Brasil, o futebol é uma paixão nacional no Chile, é por isso que no país não faltam estádios para conhecer e times para você assistir aos jogos. As equipes mais famosas em Santiago são a Universidad de Chile, popularmente conhecida como “La U”, ela atua no Estádio Nacional (que também sempre recebe a seleção chilena); o Universidad Católica, que joga no Estádio San Carlos de Apoquindo, e o Colo-Colo, o time mais popular entre os chilenos, que tem como casa o Estádio Monumental. 

 

Nesta primeira parte, conheceremos um pouco mais sobre o Estádio Nacional:

 

É o principal e mais famoso estádio em Santiago. Batizado posteriormente, em 2008 como: Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, em homenagem a um dos jornalistas esportivos mais querido do país, é a casa da seleção chilena de futebol e, no início, tinha capacidade para receber até 48.665 pessoas e já recebeu vários outros torneios importantes, como finais de Libertadores e shows de grandes artistas famosos, como U2, Madonna, Paul McCartney, Michael Jackson, Coldplay, Rihanna e muitos outros.


No entanto o estádio  também possui um passado sombrio. Logo após o golpe militar dado por Augusto Pinochet, o local passou a ser usado como campo de concentração e tortura. Em determinado momento estima-se que havia 7 mil prisioneiros no complexo esportivo. Entre setembro e novembro de 1973, mais de 40 mil pessoas foram presas no estádio, que só parou de ser utilizado pelos militares porque a seleção chilena precisava disputar uma partida classificatória contra a União Soviética, que acabou se recusando a jogar e assim o Chile se classificou para a Copa de 1974.

 

Em consequência de toda essa história, o local foi declarado como Monumento Nacional em 2003, e o melhor é que você pode conhecê-lo de perto. 

 

Visitas guiadas:
O Estádio Nacional tem visitas guiadas e gratuitas!
Acontecem de terça a sábado às 10:00 e depois às 12:00.

 

Como chegar:
O Estádio Nacional fica na Rua Grécia, no bairro de Ñuñoa. Você pode chegar de metrô, basta pegar a linha 6 – roxa e descer na estação de nome “Estádio Nacional”.



Está ansioso para conhecer os demais estádios? é só ler a parte II desse post clicando aqui!