Viajar para o Deserto do Atacama é um sonho para muitos viajantes, mas é muito importante estar bem orientado e informado para fazer uma viagem segura. Veja algumas orientações importantes:

 

Onde fica San Pedro do Atacama?

Ao contrário do que muitos pensam, o povoado San Pedro do Atacama, não está localizada exatamente no deserto, e sim no grande norte do Chile, na região Antofagasta. Mas, este povoado é considerado a base mais próxima, por isso, é muito comum que as pessoas que desejam conhecer o deserto, se hospede nela. San Pedro do Atacama fica há aproximadamente 1.700 km da capital chilena, Santiago.

Como chegar?

A forma mais fácil de chegar até San Pedro do Atacama, é pegar um voo até Santiago, e depois fazer uma escala até Calama, a cidade urbana mais próxima, onde há um aeroporto. Esta cidade fica há aproximadamente 2h de San Pedro do Atacama, então para chegar até o povoado, é muito importante contratar um transfer de qualidade. 

 

Quantos dias são necessários?

Para aproveitar tudo o que o Atacama tem a oferecer, indicamos que o mínimo seja de 4 dias, mas se você tiver oportunidade de ficar um pouco mais, em uma semana, você pode desfrutar de mais passeios espetaculares com mais tempo também para descansar. 

 

Posso levar reais e trocar por pesos em San Pedro de Atacama?

A cidade não possui Casas de Câmbio, então você deve levar os Pesos Chilenos já trocados, o ideal é trocar em Santiago, pois o câmbio no Brasil pode acabar sendo um pouco mais caro. Também não deixe para tirar dinheiro nos caixas eletrônicos em San Pedro, pois a cidade só possui dois, que nem sempre possuem dinheiro. Alguns restaurantes aceitam cartão de crédito e débito, mas a maior parte dos mercados aceitam apenas dinheiro, então é sempre bom estar prevenido. 

 

Saiba também o que levar na mala da sua viagem ao Deserto do Atacama e como escolher a agência de turismo perfeita para uma viagem segura e divertida. Veja mais dicas na parte 2 deste post