Por ser um país sísmico, diferente do Brasil, o Chile pode acabar pegando os turistas brasileiros de surpresa. Nós já orientamos aqui no blog, qual a melhor maneira de reagir a um terremoto quando você estiver no seu hotel ou andando pelas ruas, mas você saberia o que fazer se estivesse na praia?

 

Apesar de ser um país muito conhecido pelo frio, o Chile também é um destino muito procurado no verão. Um dos motivos, com certeza é por suas praias, principalmente Viña del Mar, que é muito turística, então se estiver pensando em aproveitar as praia chilenas, saiba o que fazer se a terra começar a tremer:

 

– Primeiro, mantenha a calma e não saia correndo;
– Se perceber que o tremor está leve, apenas procure ficar em um lugar onde nada possa cair em você;
– Avalie a situação, se perceber que está ficando forte, procure uma zona de segurança. Assim que chegar a praia, procure pelas placas que indicam “ruta de evacuacion” (rota de evacuação), é por onde você deve ir para se proteger.

 

Mas será que quando há terremoto, também pode haver um tsunami?

Sim, mas isso não é uma regra, pode ser apenas um tremor. De qualquer maneira, caso aconteça, costuma haver um espaço de tempo entre o terremoto e o tsunami, então, se perceber que está tremendo, saia pela rota de evacuação e você estará seguro.

 

Os chilenos já estão muito acostumados com os tremores, então a dica de ouro é: se a terra começar a tremer e você não souber o que fazer, observe a reação dos chilenos a sua volta e siga seus passos.

 

Texto por: Najla Amine


Deixe seu comentário


Open chat