Como um dos países mais sísmicos do mundo, o Chile é perfeitamente preparado para suportar terremotos sem abalar sua estrutura. Toda a população chilena recebe orientações e sabe como reagir caso os tremores aconteçam, mas você sabe o que fazer quando o chão começar a tremer? Confira algumas orientações importantes:

 

O que fazer se estiver no hotel ou Airbnb:

  • Mantenha a calma;
  • Fique dentro do edifício, a rua pode ser mais perigosa; 
  • Não use o elevador;
  • Encontre um local para se manter seguro.

 

Por lei, os prédios no Chile possuem estrutura arquitetônica para aguentar terremotos, então a rua pode ser mais perigosa. Só saia caso essa seja a orientação da segurança local, que vai te dirigir a um posto seguro. 

 

Assim que chegar no seu local de hospedagem, avalie qual o espaço mais seguro para se proteger, você pode ficar em cima da cama em tremores mais leves, ou abrigar-se debaixo de uma mesa ou escrivaninha se sentir que está mais forte e os quadros ou objetos de decoração estiverem caindo. 

 

O que fazer se estiver caminhando pela rua: 

  • Mais uma vez mantenha a calma e não saia correndo;
  • Caso esteja perto de algum edifício entre nele e proteja-se lá dentro;
  • Se estiver em um parque ou local aberto, sem objetos que possam cair e te machucar, sente no chão e espere passar. 

 

Na rua, o principal a se fazer é manter a calma e avaliar a situação, o importante é perceber se há algo à sua volta que possa cair e te machucar, se a resposta for sim, então saia desse local com calma e encontre um lugar onde não corra risco de se machucar. 

 

Se não souber o que fazer, observe os chilenos, eles sempre saberão o que fazer, pois já estão acostumados, então se não souber para onde ir ou como se proteger, faça o mesmo que os chilenos que estiverem naquele local. 

 

Os terremotos ou tremores mais fortes podem fazer barulhos estrondosos, mas não se assuste, isso é comum. Tente manter a calma para reagir da maneira mais segura, pois você estará num país muito seguro e extremamente preparado para aguentar grandes terremotos. 

 

Curiosidade: No Chile, são considerados terremotos somente os sismos com magnitude acima de 7º na Escala Richter, abaixo disso, são apenas tremores. 

 

Texto por: Najla Amine

 


Deixe seu comentário


Open chat