Um dos passos mais importantes no planejamento de uma viagem é a escolha da hospedagem. Hoje nós temos diversas opções: hotéis, apartamentos, pousadas, aluguel de quartos, hostels, entre outros. Todas essas opções acabam dificultando a escolha dos viajantes, que, em grande maioria, ficam em dúvida entre escolher reservar um Hotel ou Airbnb. Ambos possuem seus prós e seus contras, vem descobrir qual a melhor opção para sua viagem ao Chile:

 

AIRBNB PRÓS

  • Economia: caso você esteja pensando em viajar em 3 ou mais pessoas, costuma valer mais a pena alugar um apartamento inteiro pelo Airbnb.  
  • Liberdade: você pode criar sua rotina sem se preocupar com os horários das refeições do hotel. 
  • Alimentação e autonomia: se você quiser economizar, normalmente os Airbnb possuem cozinha disponível, principalmente quando você aluga um apartamento inteiro, então você pode optar por investir mais em passeios e menos em restaurantes, preparando suas próprias refeições. 
  • Assessoria: alguns anfitriões oferecem serviços de transfer, refeições e até podem te ajudar com seu roteiro. Pesquise bastante e leia as avaliações da hospedagem antes de fazer a sua escolha, com isso, é provável que seja uma ótima experiência. 
  • Cancelamento: normalmente, existe a opção de cancelamento grátis pelo site. 

 

AIRBNB CONTRAS

  • Entrega das chaves: dificilmente você contará com uma recepção 24h, portanto se seu voo atrasar ou se você pegar algum trânsito, por exemplo, é possível que pegar as chaves da sua hospedagem seja um pouco mais complicado, então tente deixar combinado uma solução para isso previamente com o anfitrião. 
  • Guardar as malas: nem sempre seu voo vai coincidir com o horário do seu checkout, e diferente dos hotéis, você não vai poder guardar sua mala lá enquanto passeia. Mas isso também pode ser resolvido com planejamento e uma conversa com o anfitrião antes de fazer sua reserva. 
  • Segurança: Airbnb são seguros, mas você precisa pesquisar bastante. Nós recomendamos que você escolha sempre aquelas hospedagens que possuem um número significativo de avaliações e que sejam sempre positivas. 
  • Conforto: claro que existem exceções, pois alguns anfitriões oferecem os mesmos serviços oferecidos em hotéis, mas se você optar por alugar um apartamento, você mesmo terá que fazer a limpeza, organizar o quarto, lavar a louça, levar seus próprios utensílios de beleza. 

 

HOTEL PRÓS 

  • Recepção 24h: mesmo que seu voo atrase, a recepção, na grande maioria dos hotéis, vai estar lá para te receber, então você não precisa se preocupar com isso. Mas cuidado, se informe antes de reservar, alguns hotéis possuem horário máximo para o check in. 
  • Facilidade e praticidade: secador de cabelo, toalhas limpas todos os dias, shampoo, condicionador e sabonetes sempre disponíveis, acabam tornando a acomodação mais prática. 
  • Conforto: você não vai precisar se preocupar com limpeza, organização ou até com a alimentação, já que alguns hotéis oferecem pensão completa, que inclui café da manhã, almoço e jantar.
  • Guarda-volumes: não são todos, mas alguns hotéis permitem que você guarde suas malas lá caso seu voo seja depois do horário do checkout. 
  • Segurança: hotéis possuem funcionários específicos para fazerem sua segurança, o que acaba deixando os viajantes mais tranquilos, mas mesmo assim, pesquise bem antes de fazer sua reserva. 
  • A maioria dos sites de reserva de hotéis, possuem cancelamento gratuito. 

 

HOTEL CONTRAS

  • Menos econômico: normalmente, principalmente devido aos serviços que oferecem, reservar um hotel acaba saindo mais caro do que reservar pelo Airbnb.
  • Sem flexibilidade de horários: a maioria das reservas em hotéis já incluem café da manhã, mas no Chile os passeios costumam começar muito cedo, então os viajantes acabam perdendo o café da manhã quase todos os dias, ou seja, acabam pagando por algo que não usufruem. 
  • Pouco espaço: claro que existem exceções, mas normalmente os hotéis não disponibilizam muito espaço, além de também não disponibilizarem cozinha para que você faça algumas refeições mais simples sem gastar muito. 

 

Se você quer economizar mais com a hospedagem, pois sua intenção é aproveitar ao máximo tudo o que o país tem a oferecer, o Airbnb pode ser uma opção melhor pra você, pois este tipo de hospedagem costuma ser muito mais econômica, então será possível investir melhor seu orçamento em passeios, em compras ou na gastronomia local. 

 

Agora, se você preza pelo conforto, então aposte em reservar um hotel, que será mais confortável. Você não precisa se preocupar com limpeza, organização, café da manhã (ou até almoço e jantar, dependendo do tipo de pensão escolhida), além disso normalmente a recepção atende por 24h e poderá te auxiliar a qualquer momento. 

 

E aí, qual você vai escolher?


Deixe seu comentário


Open chat