Mesmo que você já conheça a Cordilheira dos Andes, com certeza, nunca viu nada parecido com o Embalse el Yeso ou com a Casta Las Melosas. 

 

O Embalse El Yeso é um grande reservatório de água envolto pela Cordilheira dos Andes, localizado a 2.500 metros altitude. Ele foi formado pelo represamento do Rio Yeso, parte da bacia do Rio Maipo, e levou mais de 10 anos para ser construído. São 253 milhões de metros cúbicos de água azul turquesa que refletem a fauna e flora únicas da região. 

 

Las Melosas é um cantinho mágico escondido da Cordilheira dos Andes. É uma cascata muito bonita, em meio a montanha, você pode observá-la de longe, com uma vista única, e também descer a montanha numa aventura em meio à rochas soltas para chegar até o pé do rio. A vista é a recompensa perfeita! Você vai se reconectar com a natureza e apreciar sua grandeza.

 

Veja o roteiro completo e detalhado do passeio com a Sousas Tour:

 

O horário de aproximado de saída do hotel é por volta das 06:20, horário este em que os hotéis não costumam estar servindo o café da manhã. Mas não se preocupe, por volta das 08:30, fazemos nossa primeira parada, onde preparamos um belo piquenique de café da manhã para vocês com uma linda vista da cordilheira. 

 

Com todos satisfeitos, seguimos para o nosso primeiro destino: Las Melosas. Por lá, nos mantemos por aproximadamente uma hora e meia, onde ficamos livres para escolher entre apreciar a vista da cascata no local onde chegamos com a vã, ou descer a montanha e fazer uma escalada leve para chegar até os pés da cascata. Chegar até lá é um pouco cansativo, mas a beleza que o lugar reserva, faz valer a pena. Prepare as câmeras para fotos deslumbrantes. 

 

Depois, com todos reunidos, pegamos a estrada para o nosso destino final: o Embalse el Yeso e sua água azul turquesa de tirar o fôlego. No verão, conseguimos chegar com a vã quase à beira do rio (na praia, como os chilenos chamam), onde montamos uma bela mesa do nosso famoso piquenique, com vinhos reservas chilenos, cerveja, sucos de polpa de fruta, tábua de queijos finos & ibéricos, chips tika, quitutes e doces típicos do país, amendoins, frutas, entre outros. Um verdadeiro banquete em meio a cordilheira dos Andes.

Quem tiver coragem pode molhar os pés nas águas geladas do Embalse!

 

Dicas e recomendações:

  • Aproveite as paradas para uso do banheiro, pois os locais onde visitamos não possuem essa estrutura. 
  • Use roupas confortáveis, roupas de academia são uma boa escolha. 
  • Opte por tênis estáveis ou botas para trekking. 
  • Use protetor solar, labial, óculos de sol e boné ou chapéu para se proteger do sol.
  • Leve uma garrafa de água, recomendamos 1L por pessoa. 
  • Caso possua restrições alimentares, comunique com antecedência.