O Deserto do Atacama é uma caixinha de surpresas, mas você não precisa passar perrengue por isso! Veja algumas orientações e curiosidades importantes sobre o clima atacamenho:

 

Como é o clima em San Pedro do Atacama?

O clima é desértico, bastante árido, caracterizado por bruscas mudanças de temperatura, fortes ventos, forte radiação solar e poucas chuvas (que caem apenas entre os meses de janeiro e março). Além de grande oscilação térmica entre o dia e a noite. San Pedro é ensolarado todos os dias do ano, mesmo no inverno. 

Temperatura média:
Verão/Primavera: 8°C a 30°C aproximadamente.
Inverno/Outono: -2°C a 22°C aproximadamente

 

Como é o clima no Deserto do Atacama?

Como já era de se esperar, o clima é desértico, o que significa que é muito seco! Para termos uma ideia, a máxima de chuva registrada foi de 50mm em um ano, o que significa que demoraria aproximadamente um século para encher uma xícara de café com chuva no Deserto do Atacama. Quanto às temperaturas, prepare-se para viver um verão escaldante e um inverno severo no mesmo dia. Entre um passeio e outro, a temperatura do seu dia pode variar entre mais de 30°C e menos de -5°C. 

 

Como se proteger das variações climáticas?

Saiba o que colocar na mala! Com o clima variando tanto em um dia, é muito importante saber quais são as peças de roupa essenciais para não passar frio e aproveitar um belo dia de sol, mas tudo isso, em apenas algumas horas. Hidrate-se muito, a cada passeio, leve ao menos uma garrafa de 1 litro de água por pessoa. Proteja-se do sol, leve protetor labial e solar, óculos de sol e um boné ou chapéu. 

 

O que é aclimatação?

Em consequência da altitude, los turistas costumam se sentir mal nas primeiras horas, ou até nos primeiros dias em que se hospedam no Atacama. Aclimatação é a adaptação ou o período em que você se acostuma com o clima. Alguns passeios possuem maiores altitudes, por isso, certifique-se de que a empresa que está contratando te ajude a planejar sua viagem de maneira que você vá se acostumando com o clima e a altitude naturalmente, para tentar evitar um mal estar nos passeios.

 

Veja também a parte 1 deste post.